vendredi 2 octobre 2009

Rui Barreiros Duarte


Aqui vai uma entrevista ao meu novo professor de projecto 5°ano, Rui Barreiros Duarte .

Rui Barreiros Duarte, despertou para a arquitectura, quando ainda na meninice, tentava encontrar respostas a questões que estimulavam a curiosidade própria das crianças. Fazia-lhe confusão, lá em Moçambique, ver chegar tijolos e chapa ondulada a sítios onde só havia capim, mato selvagem…locais primitivos onde o modo de vida e a organização dos espaços e os materiais tinham mais a ver com o clima e com a antropologia local. Gostava de ver a ritualização com que os nativos faziam tijolos de barro que depois eram secos ao sol!

Por aqui se vê, porque é que Rui Barreiros Duarte, também abraçou a área do ensino, e se consagrou como um emérito docente universitário, um professor Associado com Agregação da Faculdade de arquitectura da Universidade técnica de Lisboa.

Casa Ana Luisa Guterres, sintra - 2006/2009

Hoje, e já lá vão 28 anos de casados e 25 de trabalho conjunto, a dupla Ana Paula Pinheiro e Rui Barreiros Duarte, ambos com créditos firmados, são o rosto de um dos nossos, mais prestigiados ateliers de arquitectura. Aqui ficam apenas, dois exemplos que bem ilustram a abrangência e o envolvimento destes dois grandes profissionais, ou seja, o sucesso deste inseparável casal de arquitectos.

Vamos ouvi-los, então:

“ - Neste momento, nós os dois estamos a dar consultoria a um projecto de arquitectura, nos EUA. Trata-se da construção do novo edifício da Kellogg School of Management, uma das 10 mais prestigiadas no mundo, que pertence à Northwestern University em Evanston, Illinois. Propusemos a localização do novo edifício junto ao lago Michigan de modo a optimizar as vistas sobre o lago e sobre Chicago. Garantimos a sua funcionalidade, a eficácia dum complexo programa universitário para que o projecto optimize a sua relação com os utentes dos diversos Departamentos, para que nada fique ao acaso!”


Novo edifício da Kellogg School of Management - 2008/2009

“ – Em tempos, fizemos a recuperação de uma pequenina e modesta casa na Serra da Estrela. Demos-lhe muito mais espaço e mais vivência. A nossa cliente que só tinha a 4ª classe disse-nos, quando nos entregou o trabalho: “Eu não sei dizer bem o que quero, mas digo-vos o que pretendo e vou confiar plenamente em vós!” Quando a senhora recebeu a casa, agarrou-se a nós, por tão contente que estava, face à sua expectativa inicial!”


Clique aqui para aceder ao site do professor



Faculdade de direito da universidade de Lisboa - 1996/2001

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire